setembro 02, 2008

Orientações para:
Geometria descritiva IV
Exame de Setembro de 2008

Deverá o aluno levar material necessário como; aristo; compasso; réguas e lápis. O exame será realizado em folhas fornecidas e constará de parte prática e teórica, segundo as matérias leccionadas e de seguida descriminado.
Os exercícios tipo para preparação para o presente exame, são os constantes na sebenta fornecida pelos docentes, exercícios realizados nas aulas práticas e teóricas, bem como frequências e testes realizados ao longo do ano.
A estrutura do exame está de acordo com a frequência de Junho, na quantidade, conteúdo e dificuldade desta.
Parte prática e parte teórica.
Da componente prática, consta a realização de perspectivas de sólidos ou espaços arquitectónicos, interiores ou exteriores, com respectiva sombra provocada por um foco luminoso ou direcção luminosa, seja esta em projecção ou respectivo ponto de fuga. Na componente teórica, exercícios mais abstractos de rectas e planos, com respectiva intercepção ou pertença, rebatimento usando pontos de medida, métodos ou processos métricos.
Por uma questão de melhor entendimento, recordo os textos fornecidos antes da frequência e durante o ano lectivo:
(…) Perspectivas para construir e construídas através de imagens
1-Perspectivas várias centrais e de estudo sobre a “Casa Miranda”, particularmente de interiores, variando a posição do objecto e do quadro bem como observador. 2-Perspectivas várias obliquas variando novamente o quadro, observador e objecto.
Nestes dois grupos, o aluno representará sólidos simples e posicionados em planta, colocará um foco ou direcção luminosa para assim estudar a matérias sobre sombras. O número de exercícios executados, com uma matriz a rigoroso onde estejam claras as escolhas, nomenclaturas e passos dados pelo aluno, a escolha e posicionamento do perspectógrafo, rigor e a apresentação do dossier serão pontos fundamentais para a avaliação final. (…)
Para um melhor entendimento e definição as provas de avaliação constarão de 4 (quatro) ou 5 (cinco) exercícios:
Parte prática
1-Exercício sobre perspectiva cónica central com posicionamento do foco luminoso ou direcção luminosa.
2-Exercício sobre perspectiva cónica oblíqua com posicionamento do foco luminoso ou direcção luminosa.
Parte teórica
3-Exercício sobre sombra de um ponto/recta/plano sobre o geometral, quadro ou outro plano fornecido.
4-Exercício com o uso obrigatório dos pontos de medida e rebatimento sobre quadro e geometral.
5-Exercício sobre sombra sendo dada a perspectiva dos objectos
Face ao exposto, sugeria ter como base para estudo o teste diagnóstico, testes de avaliação, fichas de trabalho e frequências que fornecemos durante o ano. Chamo a atenção que deverão exercitar a transposição da planta para a perspectiva e da perspectiva para a direcção em planta, uso dos pontos de medida e determinação de sombras em vários planos.
nuno oliveira, arquitecto, professor, geometria descritiva, arca, Coimbra Setembro 2008

Sem comentários:

Enviar um comentário