janeiro 24, 2009

Sistemas construtivos-EUAC-2º ano-frequencias

Exame - Setembro de 2007


Ao longo do ano/semestre, foi pedido para realizar um trabalho sobre um tema/assunto e sobre o qual certamente desenvolveu conhecimentos.

Assim, num máximo de tres folhas, desenvolva e resuma o tema escolhido, e assimilado ao longo do ano lectivo.
Tenha atenção á objectividade da sua exposição, começando por definir o tema, objectivos que se propõs desenvolver, metodologias para a realização do trabalho e conclusão do mesmo.
Atente ainda a questões práticas que ilustrem e justifiquem o tema escolhido..
Pode acrescentar imagens, ou desenhos para melhor compreensão do exposto.

Exame Semestre III - 2007/2008

Questão 1
Num breve resumo, identifique, defina, exemplifique, compare entre materiais e fenómenos, tais como capilaridade, variação térmica, ponte térmica, impermeabilidade, condensação entre outros.

Questão 2
“A história marcou e definiu a arquitectura em estilos e correntes arquitectónicas, sempre relacionadas com factores culturais, religiosos, políticos entre outros aspectos. O tempo das igrejas, o tempo dos templos, o tempo dos castelos, o tempo das cidades, o tempo das torres e edifícios em altura. Tempo este relacionado com os aspectos mais subtis da vivência sócio-cultural. O material disponível, a cultura, os hábitos e tradições, os transportes, a vivência dos espaços como resposta a uma função clara ou um estatuto social. Os rios, as estradas, os caminhos, a navegação, toda uma vivência que consciente ou intuitivamente levou para a arquitectura, conceitos, experiências, conhecimentos etc…”
Nuno Oliveira, percursos2005

Faça uma breve referência ao pórtico, ao arco, sua evolução e consequência formal ao logo da história de arquitectura, relações como processos e métodos construtivos actuais.

Ameias; fundações por estaca; industrialização; os rios como meio de transporte; navegação; pórtico; paredes portantes; tabique; sistema porticado; frontão grego -frontão clássico - frontão barroco; vias romanas; catedrais; arco de cruzeria; pedra calcária pedra granítica;Ponteiro maço; cunhal; alvenaria emparelhada; Êxodo rural; Pagem; novo conceito de iluminação na pintura; parede portante; construção em madeira; contraforte; asnas - terças; guaritas; calçada portuguesa; abóbada de berço; arco de volta quebrada; Impressionismo; construção naval; arco botante; pináculo;


Teste de avaliação, Maio 2007


Das questões em anexo, escolha dois temas ou perguntas e desenvolva num texto reflectivo e exemplificativo segundo o que absorveu das aulas leccionadas.

1-A evolução do trabalho em pedra ao longo da história. Exemplos de trabalhos de pedra como elemento estrutural na arquitectura. Características da arquitectura no trabalho de pedra. O pormenor, as cantarias, relação com “estilos” na história da arquitectura.

2-As grandes construções em ferro. O palácio de cristal. Relação entre o material e as descobertas estruturais. A relação com a experiência na engenharia. As pontes. As relações com o espaço e sua vivência social. Pormenores de construção. A consequência formal, conceptual e vivencial desta aplicação estrutural.

3-As grandes construções em madeira. Construções estruturais, da paliçada ás grandes coberturas, Diferentes usos da madeira como elemento estrutural relacionado com a cultura e tradição construtiva. As grandes coberturas e trabalho de madeira, entalhes, pormenores de execução, decomposição dos elementos constituintes destas estruturas.

4-O betão, transformações na forma arquitectónica e estrutural, e relações entre o sistema e sub sistemas construtivos anteriores, nomeadamente a madeira e ferro.

5-Taipa e tabiques, paredes compostas. Tradição e modernidade. Novas técnicas e materiais e sua relação com a taipa e tabique. Os comportamentos a vários níveis e relação com outros e novos materiais. Cortinas ventiladas. Sistema usado ao longo dos tempos. Vários materiais, comportamentos térmicos e resolução de pormenores. Janelas, paredes, coberturas, outros.

6-Relações entre vários materiais, em paredes e coberturas ao nível térmico. O betão, o ferro, a madeira, o gesso entre outros materiais. A impermeabilização dos edifícios. A forma arquitectónica como resultado do pormenor e método de execução. Como escoar, como drenar, como impermeabilizar. Relação entre a agua e a temperatura, métodos e comportamentos. Fenómenos como capilaridade, condensação, transferências térmicas, pontes e outros aspectos comportamentais. O comportamento térmico dentro dos edifícios, métodos de aquecimento, sistemas, métodos de execução. A relação entre a exposição solar, ventos dominantes, localização da edificação e outros factores com a forma arquitectónica.

Frequência 2º Semestre 2005/2006


“Ao longo do tempo, os espaços marcaram a vivência e o comportamento do indivíduo. Uma praça uma rua, uma habitação, um simples banco de jardim virado a um rio que conta ele mesmo uma historia de tempos passados, e de tempos que a corrente vai descobrir, são cenário para uma vida para um momento pra um tempo com características próprias onde o individuo se comporta e reage segundo essas características do espaço. Mas a verdade é que de uma forma clara não só estes espaços se vão desenhando e condicionando a sua vivência como resultam eles mesmos de uma resposta muitas vezes inconsciente ás necessidades da sua existência.”
“As cidades forma assim crescendo ou desenhando ruas pelas casas mais ou menos alinhadas construídas contando elas a historia dos tempos, ou crescendo como resposta e consequência de um espaço desenhado, planeado, pensado para resultar em características definidas.
Um traçado medieval, uma praça clássica, um fórum romano.”

Grupo 1-Pergunta 1
Comente as palavras, expressões ou temas segundo a abordagem sugerida:
- A “praça nova” e o “campo das feiras”, reflexo de uma sociedade.
-Do contraforte românico ao sistema porticado de betão, passando pelo arco botante.
-Uma cobertura de madeira, suas componentes, a sua lógica, os seus comportamentos.
-O Egipto, a antiguidade clássica, o período medievo, características da construção, relação entre a arquitectura e o modo de vida…
-Um arco, uma abobada, um entablamento, uma cornija de pedra/ uma platibanda, uma estrutura de ferro, a arquitectura neoclássica, a arquitectura do ferro, o palácio de cristal, a estação do oriente.

Grupo 2-Pergunta 2
Compare uma construção em betão aparente com 25cm de espessura e em parede de alvenaria de tijolo dupla.
Refira as questões mais importantes como comportamento térmico e acústico, resistência e comportamento mecânico, densidade e consequência das suas características a vários níveis como capilaridade, variação térmica, ponte térmica, impermeabilidade, condensação…


Grupo 2-Pergunta 3
Uma cobertura ajardinada tem em si um propósito mas um conjunto de condicionantes na sua execução.
Refira aspectos de execução, comportamentos a vários níveis, comparação como outro tipo de coberturas, aspectos que condicionam a sua boa ou má prestação e resposta.


Grupo 2-Pergunta 4
O ferro e a madeira como elemento de suporte ou como elemento complementar da construção. Casos, processos, métodos, características. Desenvolva o tema.

Teste de avaliação 03/05/2006


1. Descreva e comente as fotos e desenhos apresentados em anexo, segundo o exposto e apresentado na passada aula teórica.

2. Refira os comportamentos e diferenças dos sistemas utilizados nos desenhos, vantagens e desvantagens, bem como lógica e sequência de construção.

3. Segundo o exposto na aula teórica anterior, comente e desenvolva temas como:
Paredes em carga, relação da construção como a orientação solar, transferências térmicas em paredes de alvenaria, pontes térmicas, posicionamento dos isolamentos térmicos em paredes. Outros assuntos abordado na aula citada.

Frequência 2º Semestre 2006/2007


Atente a que as respostas deverão ser objectivas e demonstrar o entendimento dos processos e comportamentos, bem como as relações que estes têm com os contextos históricos, tradições e métodos de construção. As relações entre a forma e o material, condicionantes culturais, sociais, religiosas e consequência destas na forma e na construção ou processo construtivo.
Use desenhos breves para explicar e exemplificar o que pretende.


1. O arco esteve presente em vários momentos ao longo da história da arquitectura. Como elemento formal e conceptual ou na sua essência como elemento de construção.
Desenvolva referindo-se aos dois aspectos, um meramente comportamental e relação com o material utilizado, outro pela relação formal e plástica contextualizando os momentos a que se refere.
2. Em que aspecto a matéria-prima, os conhecimentos adquiridos e as ferramentas utilizadas influenciaram os processos construtivos e formais/plásticos, ao longo da historia? Exemplifique e contextualize.
3. Com e pelas palavras soltas seguintes seleccione algumas e elabore um texto sobre as relações entre os aspectos construtivos e a forma arquitectónica bem como o contexto temporal e edificado que se refere.

Ameias; fundações por estaca; industrialização; os rios como meio de transporte; navegação; descobrimentos; pórtico; paredes portantes; tabique; sistema porticado; frontão grego -frontão clássico - frontão barroco; vias romanas; catedrais; arco de cruzeria; pedra calcária pedra granítica; Ponteiro; maço; cunhal; alvenaria emparelhada; Êxodo rural; Pagem; Impressionismo; iluminação na pintura; construção em madeira; contraforte; asnas - terças; guaritas; calçada portuguesa; abóbada de berço; arco de volta quebrada; abóbada de canhão; construção naval; arco botante; pináculo;
laje alveolar; laje aligeirada; betão; betão armado; armadura; estribos; cunhos; travessas; drenos; manta geotêxtil; manta drenante; látex; poliestireno extrudido; poliuretano projectado; capilaridade, variação térmica, ponte térmica, impermeabilidade, condensação…


Frequência 1º Semestre 2006/2007


Atente a que as respostas deverão ser objectivas e demonstrar o entendimento dos processos e comportamentos, bem como as relações que estes têm com os contextos históricos, tradições e métodos de construção, relações entre a forma e o material, condicionantes culturais, sociais, religiosas e outras que tem uma consequência na forma e na construção ou processo construtivo. Use desenhos breves para explicar e exemplificar o que pretende.

“A história marcou e definiu a arquitectura em estilos e correntes arquitectónicas, sempre relacionadas com factores culturais, religiosos, políticos entre outros aspectos. O tempo das igrejas, o tempo dos templos, o tempo dos castelos, o tempo das cidades, o tempo das torres e edifícios em altura. Tempo este relacionado com os aspectos mais subtis da vivência sócio-cultural. O material disponível, a cultura, os hábitos e tradições, os transportes, a vivência dos espaços como resposta a uma função clara ou um estatuto social. Os rios, as estradas, os caminhos, a navegação, toda uma vivência que consciente ou intuitivamente levou para a arquitectura, conceitos, experiências, conhecimentos etc…”
Nuno Oliveira, percursos

1-Perante o texto anterior, contextualize e disserte sobre estas relações ao longo da história da arquitectura provando a consequência nesta de factores que ultrapassam a própria matéria-prima ou corrente estilística. Do Egipto á arquitectura do ferro de uma forma resumida relembre estas relações em tópicos muito objectivos.

2- Pelas e com as palavras seguintes elabore um texto sobre as relações entre os aspectos construtivos e a forma arquitectónica bem como o contexto temporal e edificado que se refere.

A- Ameias; fundações por estaca; industrialização; os rios como meio de transporte; navegação; pórtico; paredes portantes; tabique; sistema porticado; frontão grego -frontão clássico - frontão barroco; vias romanas; catedrais; arco de cruzeria; pedra calcária pedra granítica;
Ponteiro maço; cunhal; alvenaria emparelhada;
Êxodo rural; Pagem; novo conceito de iluminação na pintura; parede portante; construção em madeira; contraforte; asnas - terças; guaritas; calçada portuguesa; abóbada de berço; arco de volta quebrada;
Impressionismo; construção naval; arco botante; pináculo;


B- laje alveolar; laje aligeirada; betão; betão armado armadura; estribos; cunhos; travessas; drenos; manta geotêxtil; manta drenante; látex; poliestireno extrudido; poliuretano projectado.

3- Num breve resumo, identifique, defina, exemplifique, compare entre dois materiais ou dois processos construtivos e fenómenos, tais como capilaridade, variação térmica, ponte térmica, impermeabilidade, condensação…

4. Faça uma breve referencia ao pórtico, ao arco, sua evolução e consequência formal ao logo da história de arquitectura, relações como processos e métodos construtivos actuais.

Frequência 1º Semestre 2005/2006


Atente a que as respostas deverão ser objectivas e demonstrar o entendimento dos processos e comportamentos, bem como um entendimento sobre as relações que os processos e demais assuntos abordados têm com os contextos históricos, tradições e métodos de construção, relações entre a forma e o material, condicionantes culturais, sociais, religiosas e outras que tem uma consequência na forma e na construção ou processo construtivo. Use desenhos breves para explicar e exemplificar o que pretende.

1. Num breve resumo, identifique, defina, exemplifique, compare entre materiais e fenómenos, tais como capilaridade, variação térmica, ponte térmica, impermeabilidade, condensação…
2. Perante as imagens apresentadas, em anexo, identifique as mesmas segundo:
Contextualização histórica, relações com outras artes e condicionantes várias ao nível cultural, politica etc., identifique alguns processos construtivos recorrendo a alguns desenhos ao nível de esquisso,
3. Faça uma breve referencia ao pórtico, ao arco, sua evolução e consequência formal ao logo da história de arquitectura, relações como processos e métodos construtivos actuais.
4. Apresente um breve relatório em forma de resumo sobre o trabalho teórico que desenvolveu.

No caso de ter escolhido um tema sobre materiais, resuma apontando as suas características principais, processo de recolha e transformação até ao produto final, aplicações e seus comportamentos ao nível da permeabilidade, térmico, acústico, resistência à compressão e tracção usando outros materiais para comparação;
Caso tenha escolhido uma obra ou autor, lembre-se de uma contextualização temporal e clarifique o tipo de estrutura utilizada, relações desta com os materiais e técnicas de construção, relação formal com o tipo de materiais utilizados;
Caso tenha escolhido um tipo de construção ou período histórico, contextualize com alguns factores como conjuntura politica, cultural social, religiosa, matéria-prima e técnicas disponíveis, evolução dos processos construtivos que antecedem e sucedem ao período referido, relação com outras artes.

Prova de exame Semestre IIIAno lectivo 2007/2008


Atente a que as respostas deverão ser objectivas e demonstrar o entendimento dos processos e comportamentos, bem como as relações que estes têm com os contextos históricos, tradições e métodos de construção, relações entre a forma e o material, condicionantes culturais, sociais, religiosas e outras que tem uma consequência na forma e na construção ou processo construtivo. Use desenhos breves para explicar e exemplificar o que pretende.

Questão 1

Num breve resumo, identifique, defina, exemplifique, compare entre materiais e fenómenos, tais como capilaridade, variação térmica, ponte térmica, impermeabilidade, condensação…

Questão 2


“A história marcou e definiu a arquitectura em estilos e correntes arquitectónicas, sempre relacionadas com factores culturais, religiosos, políticos entre outros aspectos. O tempo das igrejas, o tempo dos templos, o tempo dos castelos, o tempo das cidades, o tempo das torres e edifícios em altura. Tempo este relacionado com os aspectos mais subtis da vivência sócio-cultural. O material disponível, a cultura, os hábitos e tradições, os transportes, a vivência dos espaços como resposta a uma função clara ou um estatuto social. Os rios, as estradas, os caminhos, a navegação, toda uma vivência que consciente ou intuitivamente levou para a arquitectura, conceitos, experiências, conhecimentos etc…”
Nuno Oliveira, percursos2005


Faça uma breve referencia ao pórtico, ao arco, sua evolução e consequência formal ao logo da história de arquitectura, relações como processos e métodos construtivos actuais.

Ameias; fundações por estaca; industrialização; os rios como meio de transporte; navegação; pórtico; paredes portantes; tabique; sistema porticado; frontão grego -frontão clássico - frontão barroco; vias romanas; catedrais; arco de cruzeria; pedra calcária pedra granítica;Ponteiro maço; cunhal; alvenaria emparelhada; Êxodo rural; Pagem; novo conceito de iluminação na pintura; parede portante; construção em madeira; contraforte; asnas - terças; guaritas; calçada portuguesa; abóbada de berço; arco de volta quebrada; Impressionismo; construção naval; arco botante; pináculo;

Sem comentários:

Enviar um comentário