julho 02, 2009

Frequência 3º Sem. GD III-B

1. Determine a intercepção de um plano de topo com uma recta frontal. A recta está no espaço real com abertura á esquerda e o seu traço no geometral á direita do observador. O plano de topo tem abertura para a direita em relação ao geometral e encontra-se á direita do observador.
2. Sendo dado um dos lados AB de um cubo de cota 1 e sabendo que o mesmo faz um ângulo de 45º com o quadro, determine a perspectiva da figura e respectiva verdadeira grandeza de uma das faces. O ponto A encontra-se á esquerda do observador e o ponto B á direita deste, sendo o de maior profundidade o ponto A.
3. Determine a distância e verdadeira grandeza de um ponto (A) a um plano de topo, sendo que o ponto tem 3 cm de afastamento ou profundidade e 4 cm de cota. O plano tem os seus traços no geometral e no quadro, com 30º e 45º a.d., respectivamente em relação á LT. O observador, tem (3;3) cm de cota e afastamento respectivamente.
4. Determine a verdadeira grandeza e respectivas projecções de um círculo de raio 2 cm, assente num plano projectante vertical, sendo que o seu centro é um ponto de 5 cm de cota e o mesmo circulo é tangente ao plano vertical no espaço real. O plano faz um ângulo de 45º a.d., e o seu ponto de intercepção com LT, dista 2 cm á direita do observador. O observador tem 3 cm de cota.
5. Sendo dado uma aresta AB, de uma face lateral de nível de cota 1 cm, de um prisma triangular regular recto e sabendo que este faz com o quadro um ângulo de 45º a. d., determine a perspectiva da figura e verdadeira grandeza de uma face lateral. O ponto A encontra-se á esquerda do observador e o ponto B à direita de profundidade nula. Os lados desta base medem 8 e 4, sendo a aresta menor o segmento referido AB. O observador encontra-se a (5;5), sendo a distância ao quadro e a altura, respectivamente. Desenhe uma circunferência ao centro da face lateral visível, tangente a duas arestas laterais da mesma. Represente os traços dos planos que contem as faces da figura. Ainda, faça passar pelo ponto médio do eixo da figura um plano paralelo a uma das faces e determine a secção provocada por este no sólido.
6. Desenhe em perspectiva, o conjunto edificado composto por dois prismas verticais, quadrangulares regulares rectos, um prisma quadrangular regular recto “ao baixo” e sobre este ultimo, um prisma triangular regular recto, coincidindo uma face lateral horizontal com o sólido anterior descrito como indicado na figura.

Sem comentários:

Enviar um comentário