Exercícios práticos tipo para preparação da frequência de semestre fornecidos aos alunos. Esta leitura não isenta a consulta da totalidade dos textos.
Objectivos:
“Estes exercício-tipo, pretendem por um lado apresentar uma minuta, uma definição de exercício-tipo a resolver na frequência final, para que os alunos se possam preparar para a mesma. Numa segunda leitura, estes exercícios servirão de base para explicação e apoio por parte dos docentes, pelo que se entende ser necessário o aluno procurar a resolução individual e fora do espaço de aula..”
Exercícios:
1-Por um ponto em perspectiva, faça passar uma recta oblíqua, de perfil, de topo… e por esta um plano oblíquo, vertical, de topo, …, sendo que o traço horizontal do plano encontra o quadro 6 cm á direita do observador.
2-Faça passar um plano pela recta dada, sendo que o plano deverá ser projectante. Neste conter um ponto de afastamento 3cm e cota 4 cm.
3-Determine os traços da recta definida por dois pontos.
4-Determine a intercepção dos planos dados, sendo um definido pelos seus traços e outro por duas rectas ou um ponto e uma recta. (ver enunciados tipo)
5-Determine a intercepção do plano de rampa com a recta oblíqua apresentada. O plano de rampa está definido pelo seu traço no quadro e um ponto.
6-Determine a perspectiva da recta de intercepção de dois planos, sendo um de perfil e outro de rampa. O plano de perfil esta representado por um ponto e o de rampa pelo seu traço no quadro, fazendo este 45 º com o geometral.
7-Por um ponto faça passar uma recta paralela a outra. O ponto pertence ao geometral tem 3 cm de afastamento e abcissa 5 cm. A recta dada é oblíqua, e está definida pelos seus traços.
8-Por uma recta faça passar um plano, sendo a recta projectante vertical e o plano fazendo 30º com o quadro.
9-Determine a intercepção de dois planos, sendo um plano de perfil e outro obliquo. O traço do plano no geometral, faz um ângulo de 30º com o quadro e o traço no quadro um ângulo de 45º com LT.
10-Determine a intercepção de um plano com uma recta, sendo que o plano dado tem o seu traço no quadro vertical a LT, e faz 45 com o mesmo. A recta, tem um ponto de cota e afastamento nulos á esquerda do observador 5 cm, e outro á direita do observador a 5 cm, com 4 cm de afastamento o profundidade e uma cota de 7 cm.
11-Determine a distância de um ponto a um plano sendo o ponto A (5;3;5) e o plano de topo com 45º em relação ao geometral. O traço no quadro intercepta a LQ num ponto á direita do observador 3 cm.
12-Determine a distancia de um ponto A a um plano sendo que:
o ponto tem 6 cm de afastamento ou profundidade, 4 cm de cota e 3 cm de abcissa. O plano tem os seus traços no geometral e no quadro, com 30º e 45º a.d., respectivamente em relação á LT.
13-Determine uma recta paralela ao plano dado que passe por um ponto, sendo este definido pelos seus traços.
13.1-Um plano oblíquo e uma recta de nível que tenha 4 cm de cota.
13.2-Um plano de topo e uma recta de frente com 6 cm de profundidade cujo traço no geometral diste 3 cm do traço do plano no quadro.
13.3-Um plano de topo e uma recta oblíqua, fazendo o seu traço no quadro um ângulo de 30º a.e.
14-Determine a verdadeira grandeza e respectivas projecções de um círculo assente num plano projectante, sendo que o seu centro é um ponto de 5 cm de cota e o mesmo é tangente ao plano vertical. O plano faz um ângulo de 45º a.d.
15-Determine a verdadeira grandeza e respectivas projecções de um quadrado assente num plano de perfil, sendo a diagonal do mesmo uma recta vertical definida pelos pontos A e B, com 3 e 5 cm de altura e 5 cm de profundidade.
16-Determine as projecções e verdadeira grandeza de um pentágono inscrito numa circunferência de raio 3 cm e centro num ponto de 6 cm de altura, pertencente a um plano obliquo dado.
O plano tem o seu traço no geometral como sendo uma recta de nível que em projecção horizontal faz um ângulo de 30º a.d. e o seu traço no quadro 45º a.d.
Determine as projecções de um conjunto de sólidos:
17-Um prisma triangular regular recto, no espaço intermédio sendo as suas bases de nível, e altura de 6 cm. O centro da circunferência que circunscreve a base e com raio 3 cm, sendo a de menor cota com 2 cm. Uma das arestas da base é de topo e outra pertencente ao quadro numa linha 2 cm á esquerda do observador.
18-Um cone de revolução assente num plano de topo, fazendo este 45º com o geometral. O centro da base, é um ponto de 5 cm de altura e profundidade 6. A base é tangente ao plano de quadro e ao geometral.
19-Um prisma triangular regular recto, sendo uma das faces laterais, um rectângulo de cota 0 definidos pelos pontos ABCD. A aresta AB, faz um ângulo de 45º com o plano de quadro. Os lados desta base medem 8 e 4, sendo a aresta menor o segmento referido AB. A base da figura é um triângulo equilátero.
20-Um cilindro de revolução de bases de frente, sendo a sua altura de 2 cm e raio da base de 7 cm. O plano que contem a base de menor afastamento, dista 1 cm do plano de quadro
21-Uma pirâmide quadrangular regular recta, invertida, cujo vértice é um ponto de cota 0, e 4 cm de profundidade. A diagonal da base faz um ângulo de 45º com o quadro a figura é tangente ao mesmo.
22-Um cubo, de 5 cm de lado, sendo a sua diagonal, uma recta de frente com 5 cm de profundidade, entre os pontos A e B, Uma das faces pertence ao plano de quadro e a figura encontra-se no espaço intermédio. Outra é de nível de cota 1.
23-Uma pirâmide triangular regular recta, com base assente num plano de perfil, sendo uma das arestas da base uma recta vertical com 4 cm de afastamento. A base mede 4 cm de lado e a altura da figura mede 3 cm.
24-Represente um quadrado em perspectiva e verdadeira grandeza, assente num plano oblíquo em que dois vértices têm altura e profundidade nulas. O lado mede 4 cm, e encontra-se no espaço intermédio.
25-Represente os traços dos planos que contem as faces das figuras representadas nos exercícios anteriores.
26-Represente a secção plana provocada por um plano e sua verdadeira grandeza. O plano secante, deverá passar pelo ponto médio do eixo da (s) figura (s) e ser (em) paralelo (s) a uma das faces da mesma figura. (use este enunciado para todas as figuras desenhadas anteriormente).
Notas de rodapé:
“Como referido no cabeçalho, esta lista de exercícios preparativos e de referência, não anulam nem substituem outros exercícios desenvolvidos nas aulas práticas e teóricas…”
Incendio no estado das Antas
Há 13 anos
Sem comentários:
Enviar um comentário