julho 08, 2009

Orientações para exame GD - III - Julho 2009

Exercício 1 – Teórico - 4 valores
Exercício sobre ponto, recta e plano - planos por rectas ou rectas de planos
Exemplo:
- Sendo dado um ponto, por este fazer passar um plano nas condições apresentadas.
- Num plano, determinar um ponto com determinadas características.
Reveja as posições do plano, seus traços e pertenças.
Exercício 2 – Teórico - 6 valores
Exercício sobre ponto, recta e plano - Intercepção de planos; recta com plano; distância de ponto ao plano ou de ponto á recta

Exemplo:
- Sendo dado um plano ou uma face de um sólido e um ponto exterior, determinar a distância deste ao plano, sua verdadeira grandeza e projecções.
- Sendo dada uma recta e um ponto exterior a esta, determinar a distância em projecções e verdadeira grandeza.
A distância é um segmento que contem o ponto e definido por este e o ponto de concorrência da perpendicular com a recta dada. Por isso a distancia pretendida, encontra-se no plano definido pelos dois.
Deverá rebater este por duas rectas concorrentes e em verdadeira grandeza, determinara a perpendicularidade.
Exercício 3 – Prático - 6 valores
Exercício sobre verdadeiras grandezas, medições e rebatimentos - processos auxiliares
Exemplo:
- Sendo dada uma figura como um prisma, pirâmide ou outro, determinar a verdadeira grandeza de uma face, de uma aresta ou inscrever nesta uma figura.
Deverá rever conceitos de reversão de planta para perspectiva e contrário, determinar as perpendiculares e os pontos de medida.
Deverá saber rebater ou determinar a verdadeira grandeza das faces.
Imagine um “paliteiro”. Neste, inscrita uma figura em cada uma das faces.
Reveja a posição no espaço intermédio e real do sólido.
Exercício 4- Prático – Opcional - 4 valores
Construção perspéctica partindo de outro sistema de projecções

Exemplo:
- Partindo de um conjunto em planta e alçados de vários objectos/ sólidos, determinar a perspectiva sendo dado o perspectógrafo. Utilize vários métodos de construção.
Exercício 5- Prático – Opcional - 4 valores
Intercepção de planos em secções numa perspectiva construída ou a construir.
Exemplo:
- Sendo dada ou solicitada a construção de um sólido simples como uma pirâmide, prisma ou cilindro, determine a secção provocada por um plano secante.
Relembre a posição sobrelevada da figura e dos traços de todas as faces do sólido dado para determinação das intercepções e respectiva secção.

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