O programa aqui apresnetado não substitui nem isenta a leitura total do programa da disciplina.
Disciplina: Geometria Descritiva I
Unidade curricular: 1º Ano - Semestre 1- Teórico-prática
Ano Lectivo: 2008/2009
Introdução
“Num actual curso superior de arquitectura, o poder de representação, de compreensão e imaginação do espaço tridimensional torna-se numa ferramenta fundamental para o exercício profissional enquanto arquitecto…”
OBJECTIVOS gerais
“Como exposto num parágrafo introdutório, o ensino da geometria tem como objectivo primeiro a representação do espaço tridimensional para se tornar numa ferramenta imprescindível para o exercício profissional do arquitecto…”
Objectivos específicos
. Deverá o aluno compreender o sistema de representação em questão.
. Deverá o aluno reconhecer o sistema e sua aplicação prática no exercício profissional e projectual.
. Com a compreensão das regras em concreto deste sistema, saber aplicar os conhecimentos em exercício práticos.
. Com os mesmos conhecimentos, deverá o aluno ser capaz de realizar exercícios mentais que comprovem a compreensão do sistema e de exercícios teóricos.
. Reconhecer no conteúdo, ponto a recta e plano como partes integrantes de uma representação tridimensional, a sua composição e multiplicação que resultam num domínio da representação do objecto mais complexo.
. Exercícios espaciais como paralelismos, intercepções, rebatimentos ou outros, deverão ser não só compreendidos no espaço como resolvidos e materializados com fim a entender e dominar a representação do objecto.
. Por fim, fazer a transferência de conhecimento para os vários sistemas e exercícios de projectar, seja o objecto, o espaço topográfico ou qualquer superfície ou objecto tridimensional.
programa
Aula 1O ensino da Geometria, Vários sistemas de representação.
O método Dupla projecção ortogonal (método de monge); O método cónico; O método axonométrico; O método cotado.; O Método europeu e americano; Os sistemas de representação em projecção plana e cónica
Aula 2 Método DPO: Nomenclaturas e sistema de representação
Aplicabilidade do sistema
Ponto; recta e plano; Representação do ponto e da recta; Representação do plano; Pontos e rectas de planos; O sólido, representação de,; Posições relativas no espaço de ponto, recta e plano; Paralelismos e perpendicularidades - Aplicações práticas; Distancias, noções de,
Aula 3 Intercepções
Intercepção de rectas; planos e rectas com planos; Métodos auxiliares
Rebatimentos, rotações e mudanças de planos; Questões métricas de representação; Distancias e ângulos
Aula 4 Representação de figuras
Representação de figuras planas - Aplicação prática; Representação de sólidos Aplicação prática; Intercepções; Secções planas de sólidos; Intercepções de rectas com sólidos
Aula 5 Teoria das Sombras
Noções de sombra e aplicação práticas.
METODOLOGIA
“As aulas serão divididas em “componente teórica” e “componente prática” . Na primeira, será apresentada a matéria exposta no programa, numa componente e percepção mais teórica.
Nas aulas práticas, materializar os conhecimentos em exercícios sobre a matéria leccionada…”
4. AVALIAÇÃO-Critérios de avaliação
Assiduidade; Apresentação; Normas e objectivos traçados; Criatividade
5. Bibliografia
David Torres - textos de apoio de geometria descritiva, E.U.A.C., Coimbra
Luís Veiga Cunha - Desenho técnico, Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa
Simões Morais - Desenho técnico básico, Edição do autor
Fernando Izquierdo Asensi – Exer. de geom. Descritiva, Editorial Dossat, S.A, Madrid
F. Javier Rodrigues e Blanco, Aleto Revilha Abajo- Elementos de geometria descritiva.
Guilherme de Ricca- Geometria de Monge, Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa
Outra documentação e bibliografia sugerida pelo docente no decorrer do ano.
O Regente:
(Nuno Oliveira, Arquitecto)
Incendio no estado das Antas
Há 13 anos
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