Elaboração de “Proposta de Plano de Pormenor”- 1º Semestre
Elaboração para projecto de equipamento – 2º semestre
Projecto
III, 2016 - 1º e 2º
semestre
INTRODUÇÃO
Caros alunos:
Em primeiro lugar um
comentário sobre o panorama geral do ano e particularmente deste semestre.
É inacreditável e
lamentável a qualidade dos trabalhos, resultante da fraca prestação do alunos, falta de cumprimento dos objectivos e
metas traçadas por mim, completamente ignoradas sistematicamente pelos alunos.
Não é possível
criticar, orientar, aconselhar, propor alterações e tecer considerações sobre
os trabalhos se .. não existem trabalhos para ver!!
O percurso e
metodologia a seguir é, e sempre foi, desenvolver um projecto em várias fases
desde a compreensão de um programa qualquer escolhido pelo aluno e validado
pelo professor, dimensionamento, articulação dos espaços e como consequência,
elaboração de um projecto á escala da execução, consagrado no programa e nos
sistemáticos documentos produzidos e publicados sobre a disciplina.
As considerações de
um professor são em função do trabalho que o aluno vai desenvolvendo e não, a apresentação final de um qualquer
projecto como se de um concurso se tratasse, ou um trabalho desenvolvido em casa ou no gabinete e
entregue ao professor sem processo e avaliação contínua.
Não pode ser
admissível até, entregarem trabalhos
onde se apresentam já como arquitectos licenciados.
Isto é uma
Universidade, espaço de ensino e se os alunos, estão matriculados, estão em
processo de aprendizagem. Rótulos de
gabinetes ou trabalhos já elaborados que se apresentam aqui como trabalhos
académicos não podem de forma alguma ser classificados ou avaliados e serão denunciados como tal.
Dada a fraca qualidade geral dos trabalhos apresentados, que deveriam
encontrar-se em fase de PBL, escala 1/100, mas se encontram todos eles na fase de estudo prévio em fase
de esboceto vejo-me obrigado a
refazer os moldes da entrega final, dado que não acho possível materializar
numa proposta credível qualquer projecto que avaliei até ao momento.
Não é possível
desenvolver e aceitar um trabalho “mau”, mal articulado nos seus espaços, mal
dimensionado, mal representado, com uma fraca identidade arquitectónica e
permitir o seu desenvolvimento a escalas superiores de execução.
No entanto salvaguardo que esta posição não deve ser
lida com (mais) laxismo, mas sim uma derradeira oportunidade de refazer,
pensar, questionar e corrigir o estudo prévio em curso para uma conclusão
positiva do ano.
Relembro que dada a
falta de materialização da entrega dos trabalhos do 1º semestre, foi definido
que a mesma iria ser contemplada no dossier final do ano lectivo, em entrega
formal. Deve pois o aluno organizar um
dossier A2 segundo o definido onde inclua um primeiro capitulo referente ao
“Plano de Pormenor”.
Por fim, ressalvo ter sido claro que por ordens superiores
que subscrevo e que sempre afirmei cumprir, o ano lectivo encerrará em Dezembro
não havendo qualquer adiamento ou aceitação dos trabalhos em data posterior á
entrega.
De seguida apresento os moldes de apresentação da entrega final.
A definição destas regras para a apresentação final, não são de todo
discutíveis e o seu cumprimento será vinculativo na avaliação final, seja no
conteúdo ou na forma como por exemplo na organização de folhas entre outros
aspectos referidos.
Aconselho vivamente a leitura do programa e toda a documentação
disponibilizada pelos docentes
CONSIDERAÇÕES GERAIS:
No sentido de uma uniformização
de critérios de correcção e apreciação geral dos trabalhos, resumo alguns ponto
a ter em consideração:
Apresentação geral da proposta
A proposta, vem na
sequência da elaboração de um plano de pormenor, onde o aluno, propôs um local
para um equipamento que iria desenvolver no 2º semestre. Assim, este trabalho deve refletir essa integração
na envolvente e no contexto do “Plano de Pormenor”.
- Estacionamentos e vias bem definidas e
corrigidas, onde se relacione o equipamento com os eixos principais que servem
o mesmo;
- Marcar os pontos importantes de
parqueamento geral e específico, do equipamento em si;
- Igualmente marcar os pontos modais mais
importantes e sugeridos - entradas de táxis, autocarros, metro de superfície ou
outros;
- Incluir os cortes gerais ou alçados que
ilustrem a proposta enquanto volume e integração na envolvente;
- Ter atenção ao grafismo onde seja clara a
massa construída/não construída, entradas, áreas de lazer ou outras regras de
boa representação arquitectónica e uso de critérios iguais em todo o desenho;
- Outros aspectos relevantes para entender a
proposta volumetricamente e espacialmente e sua articulação interna como:
esquemas; organigrama funcional; frases e legendas entre outros.
Implantação
A implantação de um
edifício deve ser marcada com o máximo rigor possível onde a relação do edifício
em si com o espaço que o envolve esteja marcada,
Igualmente nesta
folha, devem ser apresentados os alçados gerais do equipamento e dos edifícios
envolventes, como aliás referido anteriormente.
É
extraordinariamente importante perceber a volumetria e a relação do edifício
com a envolvente. Sem estes elementos não é avaliado o projecto. Não se trata
de fazer uma planta e resultar numa caixa sem qualquer sentido e relação, com a
cidade que envolve o equipamento.
Nesta implantação,
a cobertura, as entradas e os acesso são importantes para dar inicio ao
entendimento da proposta e sua integração. Pátios, áreas verdes ou
pavimentadas, que se demarcam do volume e da construção ajudam a compreender a
proposta. Adicionando esquemas, esquissos, cortes gerais ou outro elementos, tornam
a leitura da proposta mais clara e por isso mais fácil a compreender e avaliar.
Projecto de arquitectura
O projecto de
arquitectura, consta das peças gráficas necessárias á sua boa compreensão e
supostamente até a uma escala de licenciamento.
No entanto, dada a
falta de elementos que possibilitem esta entrega, resume-se a mesma a uma escala de estudo prévio e máx 1/200 do
projecto global, sendo apenas uma
parte, um edifício, uma área não superior a 300 m2, representada a escala
1/100.
No entanto o rigor de representação, paredes, portas e vãos, elementos
estruturais, tectos e demais, bem como mobiliário fixo ou móvel é fundamental
para entender o espaço e as suas características, vocações ou valências.
Os cortes gerais e
parciais, longitudinais ou transversais são importantes para entender a
espacialidade do objectos, pelo que se tornam imprescindíveis.
Outros
A maqueta de
percurso, o painel elaborado, o dossier em si reflete o percurso do aluno,
trabalho continuo e por consequência o processo de aprendizagem, sendo por isso
imprescindível a sua entrega, sem a qual não é avaliado o trabalho.
APRESENTAÇÃO DA ENTREGA FINAL.
Entrega Final - Data- 21 Dezembro de 2016
“Plano de Pormenor”
Deve ser feita uma reentrega como estava
definido e previsto, segundo a adenda referente a este semestre:
(Dossier)
Todo o processo e percurso apresentado segundo os critérios definidos ao
longo do ano - A2 ao baixo, folhas normalizadas, dossier compacto e agrafado,
com capa e contracapa, indicando a Universidade, disciplina, semestre, Tema,
Docente e Discente, Outros.
Peças desenhadas
finais em complemento ao dossier e segundo as mesmas normas:
(Entregues via email na data prevista) PDF ENVIDO POR EMAIL ATÉ DIA DE ENTREGA, MÁXIMO ÁS 24:00h
Chamo a atenção que estas entregas deverão incluir agora a
mancha de implantação e a representação do equipamento entretanto desenvolvido.
- Folha 1- Planta de
Localização e identificação da área de estudo
- Folha 2- Planta de
Apresentação com área envolvente
- Folha 3- Planta
geral de Trabalho- área
de intervenção- (técnica cotada; Quadro sinóptico)
- Folha 4-
Faseamento de intervenção
- Folha 5- Planta
Vermelhos e Amarelos
- Folha 6- Planta de
Zoneamento
- Folha 7- Perfis do terreno -análise
das volumetrias envolventes gerais
- Folha 8.1 e 8.2-
Planta e perfis de espaços construídos
- Folha 9- Planta e
perfis de espaços não construídos
- Folha 10- Planta e
perfis e divisão cadastral
- Folha 11- Planta e
perfis de usos
- Folha 12- Planta e
perfis de cérceas
- Folha 13- Planta e
perfis de progressão horizontal
- Folha 14- Planta e
perfis de progressão vertical
- Folha 15- Planta e
perfis de estrutura e hierarquia viária
- Folha 16- Planta geral
de pavimentos (parcial)
- Folha 17- Planta geral
de Áreas verdes
- Folha 18- Planta geral
de Condicionantes
- Folha 19- Planta geral
de Infraestruturas e redes
“Projecto de Equipamento”
(Dossier)
Todo o processo e percurso apresentado segundo os critérios definidos ao
longo do ano - A2 ao baixo, folhas normalizadas, dossier compacto e agrafado,
com capa e contracapa, indicando a Universidade, disciplina, semestre, Tema,
Docente e Discente, Outros.
Peças desenhadas
finais em complemento ao dossier e segundo as mesmas normas:
Processo entregue em folha impressa em A2 Ao baixo,
com a proposta e desenvolvimento final.
Folha 1 - Planta de localização e inserção no território com referências aos
volumes, cortes e demais informação que caracterize o edifício volumetricamente
e espacialmente por si e com a envolvente.
Folha 2 – Implantação e alçados
Folha 3 - Perfis do terreno com inclusão da proposta e volumetrias envolventes
Folha 4 a 8 - Projecto geral de arquitectura (esc.1/200)- Plantas; Cortes e Alçados,
3d, Esquissos
Folha 9 a 12 - Projecto parcial de um espaço
em escala de PBL - Plantas; Cortes e Alçados, 3d, Esquissos
Maqueta - esc. 1/200 (com aberturas) e
1/100 (parcial)
(PAINÉIS EM FORMATO DIGITAL, PDF ENVIDO POR EMAIL ATÉ DIA DE ENTREGA,
MÁXIMO ÁS 24:00h
-
(Painel 1) – “P.P.”, correspondendo a um
resumo dos elementos principais para descrição e caracterização do “Plano de
Pormenor” elaborado)
-
-
(Painel 2)- “Equipamento”, correspondendo a um
resumo dos elementos principais para descrição e caracterização do Projecto do
equipamento)
Todas as peças gráficas descritas enviadas em PDF ou impressas em A3,
formalizadas em dossier
O Regente de projecto
(Nuno Oliveira, arquitecto)
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