novembro 06, 2016

Adenda para apresentação final do ano lectivo

Elaboração de “Proposta de Plano de Pormenor”- 1º Semestre
Elaboração para projecto de equipamento – 2º semestre
Projecto III, 2016 - 1º e 2º  semestre 
INTRODUÇÃO
Caros alunos: 
Em primeiro lugar um comentário sobre o panorama geral do ano e particularmente deste semestre.
É inacreditável e lamentável a qualidade dos trabalhos, resultante da fraca prestação do alunos, falta de cumprimento dos objectivos e metas traçadas por mim, completamente ignoradas sistematicamente pelos alunos.
Não é possível criticar, orientar, aconselhar, propor alterações e tecer considerações sobre os trabalhos se .. não existem trabalhos para ver!! 
O percurso e metodologia  a seguir é, e sempre foi, desenvolver um projecto em várias fases desde a compreensão de um programa qualquer escolhido pelo aluno e validado pelo professor, dimensionamento, articulação dos espaços e como consequência, elaboração de um projecto á escala da execução, consagrado no programa e nos sistemáticos documentos produzidos e publicados sobre a disciplina. 
As considerações de um professor são em função do trabalho que o aluno vai desenvolvendo e não, a apresentação final de um qualquer projecto como se de um concurso se tratasse, ou um trabalho desenvolvido em casa ou no gabinete e entregue ao professor sem processo e avaliação contínua.
Não pode ser admissível até, entregarem trabalhos onde se apresentam já como arquitectos licenciados.
Isto é uma Universidade, espaço de ensino e se os alunos, estão matriculados, estão em processo de aprendizagem. Rótulos de gabinetes ou trabalhos já elaborados que se apresentam aqui como trabalhos académicos não podem de forma alguma ser classificados ou avaliados e serão denunciados como tal. 
Dada a fraca qualidade geral dos trabalhos apresentados, que deveriam encontrar-se em fase de PBL, escala 1/100, mas se encontram todos eles na fase de estudo prévio em fase de esboceto vejo-me obrigado a refazer os moldes da entrega final, dado que não acho possível materializar numa proposta credível qualquer projecto que avaliei até ao momento.
Não é possível desenvolver e aceitar um trabalho “mau”, mal articulado nos seus espaços, mal dimensionado, mal representado, com uma fraca identidade arquitectónica e permitir o seu desenvolvimento a escalas superiores de execução.
No entanto salvaguardo que esta posição não deve ser lida com (mais) laxismo, mas sim uma derradeira oportunidade de refazer, pensar, questionar e corrigir o estudo prévio em curso para uma conclusão positiva do ano.
Relembro que dada a falta de materialização da entrega dos trabalhos do 1º semestre, foi definido que a mesma iria ser contemplada no dossier final do ano lectivo, em entrega formal. Deve pois o aluno organizar um dossier A2 segundo o definido onde inclua um primeiro capitulo referente ao “Plano de Pormenor”.
Por fim, ressalvo ter sido claro que por ordens superiores que subscrevo e que sempre afirmei cumprir, o ano lectivo encerrará em Dezembro não havendo qualquer adiamento ou aceitação dos trabalhos em data posterior á entrega.
De seguida apresento os moldes de apresentação da entrega final.
A definição destas regras para a apresentação final, não são de todo discutíveis e o seu cumprimento será vinculativo na avaliação final, seja no conteúdo ou na forma como por exemplo na organização de folhas entre outros aspectos referidos.
Aconselho vivamente a leitura do programa e toda a documentação disponibilizada pelos docentes

CONSIDERAÇÕES GERAIS:
No sentido de uma uniformização de critérios de correcção e apreciação geral dos trabalhos, resumo alguns ponto a ter em consideração:

Apresentação geral da proposta
A proposta, vem na sequência da elaboração de um plano de pormenor, onde o aluno, propôs um local para um equipamento que iria desenvolver no 2º semestre. Assim, este trabalho deve refletir essa integração na envolvente e no contexto do “Plano de Pormenor”.
-   Estacionamentos e vias bem definidas e corrigidas, onde se relacione o equipamento com os eixos principais que servem o mesmo;
-   Marcar os pontos importantes de parqueamento geral e específico, do equipamento em si;
-   Igualmente marcar os pontos modais mais importantes e sugeridos - entradas de táxis, autocarros, metro de superfície ou outros;
-   Incluir os cortes gerais ou alçados que ilustrem a proposta enquanto volume e integração na envolvente;
-   Ter atenção ao grafismo onde seja clara a massa construída/não construída, entradas, áreas de lazer ou outras regras de boa representação arquitectónica e uso de critérios iguais em todo o desenho;
-   Outros aspectos relevantes para entender a proposta volumetricamente e espacialmente e sua articulação interna como: esquemas; organigrama funcional; frases e legendas entre outros.

Implantação
A implantação de um edifício deve ser marcada com o máximo rigor possível onde a relação do edifício em si com o espaço que o envolve esteja marcada,
Igualmente nesta folha, devem ser apresentados os alçados gerais do equipamento e dos edifícios envolventes, como aliás referido anteriormente.
É extraordinariamente importante perceber a volumetria e a relação do edifício com a envolvente. Sem estes elementos não é avaliado o projecto. Não se trata de fazer uma planta e resultar numa caixa sem qualquer sentido e relação, com a cidade que envolve o equipamento.
Nesta implantação, a cobertura, as entradas e os acesso são importantes para dar inicio ao entendimento da proposta e sua integração. Pátios, áreas verdes ou pavimentadas, que se demarcam do volume e da construção ajudam a compreender a proposta. Adicionando esquemas, esquissos, cortes gerais ou outro elementos, tornam a leitura da proposta mais clara e por isso mais fácil a compreender e avaliar.

Projecto de arquitectura
O projecto de arquitectura, consta das peças gráficas necessárias á sua boa compreensão e supostamente até a uma escala de licenciamento.
No entanto, dada a falta de elementos que possibilitem esta entrega, resume-se a mesma a uma escala de estudo prévio e máx 1/200 do projecto global, sendo apenas uma parte, um edifício, uma área não superior a 300 m2, representada a escala 1/100.
No entanto o rigor de representação, paredes, portas e vãos, elementos estruturais, tectos e demais, bem como mobiliário fixo ou móvel é fundamental para entender o espaço e as suas características, vocações ou valências.
Os cortes gerais e parciais, longitudinais ou transversais são importantes para entender a espacialidade do objectos, pelo que se tornam imprescindíveis.

Outros
A maqueta de percurso, o painel elaborado, o dossier em si reflete o percurso do aluno, trabalho continuo e por consequência o processo de aprendizagem, sendo por isso imprescindível a sua entrega, sem a qual não é avaliado o trabalho.

APRESENTAÇÃO DA ENTREGA FINAL.
Entrega Final - Data- 21 Dezembro de 2016

“Plano de Pormenor”
Deve ser feita uma reentrega como estava definido e previsto, segundo a adenda referente a este semestre:

(Dossier)
Todo o processo e percurso apresentado segundo os critérios definidos ao longo do ano - A2 ao baixo, folhas normalizadas, dossier compacto e agrafado, com capa e contracapa, indicando a Universidade, disciplina, semestre, Tema, Docente e Discente, Outros.

Peças desenhadas finais em complemento ao dossier e segundo as mesmas normas:
(Entregues via email na data prevista) PDF ENVIDO POR EMAIL ATÉ DIA DE ENTREGA, MÁXIMO ÁS 24:00h
Chamo a atenção que estas entregas deverão incluir agora a mancha de implantação e a representação do equipamento entretanto desenvolvido.
- Folha 1- Planta de Localização e identificação da área de estudo
- Folha 2- Planta de Apresentação com área envolvente
- Folha 3- Planta geral de Trabalho- área de intervenção- (técnica cotada; Quadro sinóptico)
- Folha 4- Faseamento de intervenção
- Folha 5- Planta Vermelhos e Amarelos
- Folha 6- Planta de Zoneamento
- Folha 7- Perfis do terreno -análise das volumetrias envolventes gerais      
- Folha 8.1 e 8.2- Planta e perfis de espaços construídos
- Folha 9- Planta e perfis de espaços não construídos        
- Folha 10- Planta e perfis e divisão cadastral
- Folha 11- Planta e perfis de usos         
- Folha 12- Planta e perfis de cérceas  
- Folha 13- Planta e perfis de progressão horizontal
- Folha 14- Planta e perfis de progressão vertical
- Folha 15- Planta e perfis de estrutura e hierarquia viária
- Folha 16- Planta geral de pavimentos (parcial)
- Folha 17- Planta geral de Áreas verdes
- Folha 18- Planta geral de Condicionantes
- Folha 19- Planta geral de Infraestruturas e redes




“Projecto de Equipamento”
 (Dossier)
Todo o processo e percurso apresentado segundo os critérios definidos ao longo do ano - A2 ao baixo, folhas normalizadas, dossier compacto e agrafado, com capa e contracapa, indicando a Universidade, disciplina, semestre, Tema, Docente e Discente, Outros.

Peças desenhadas finais em complemento ao dossier e segundo as mesmas normas:
Processo entregue em folha impressa em A2 Ao baixo, com a proposta e desenvolvimento final.

Folha 1 - Planta de localização e inserção no território com referências aos volumes, cortes e demais informação que caracterize o edifício volumetricamente e espacialmente por si e com a envolvente.
Folha 2 – Implantação e alçados
Folha 3 - Perfis do terreno com inclusão da proposta e volumetrias envolventes
Folha 4 a 8 - Projecto geral de arquitectura (esc.1/200)- Plantas; Cortes e Alçados, 3d, Esquissos                               
Folha 9 a 12 - Projecto parcial de um espaço em escala de PBL - Plantas; Cortes e Alçados, 3d, Esquissos

Maqueta    - esc. 1/200 (com aberturas) e 1/100 (parcial)

 (PAINÉIS EM FORMATO DIGITAL,  PDF ENVIDO POR EMAIL ATÉ DIA DE ENTREGA, MÁXIMO ÁS 24:00h

-        (Painel 1) – “P.P.”, correspondendo a um resumo dos elementos principais para descrição e caracterização do “Plano de Pormenor” elaborado)
-         
-        (Painel 2)- “Equipamento”, correspondendo a um resumo dos elementos principais para descrição e caracterização do Projecto do equipamento)
Todas as peças gráficas descritas enviadas em PDF ou impressas em A3, formalizadas em dossier

O Regente de projecto
(Nuno Oliveira, arquitecto)


Sem comentários:

Enviar um comentário