junho 02, 2009

Orientações de estudo para a frequência de semestre de sistemas construtivos II

Estrutura de apoio e Objectivos a atingir

1- Aplicar os conhecimentos adquiridos no semestre anterior, como comportamentos mecânicos, solicitações e fenómenos na escolha do tipo de sistema construtivo ou material em concreto.

Exemplos:
Parede de pedra com revestimento a era ou outra vegetação pelo exterior;
Parede dupla de tijolo cerâmico com caixa-de-ar em contraposição com uma parede simples e revestimento a “capoto” pelo exterior;
Uma parede de betão em contraposição com uma alvenaria simples em tijolo cerâmico vazado;
Uma parede de gesso cartonado e uma parede tabicada - semelhanças de comportamentos e analogias de sistemas;
Uma parede de betão ou de pedra e o comportamento desta ao longo do ano e dependente de outros factores que influenciam a sua desempenho orientação solar, exposição aos ventos dominantes, particularidades de topografia entre outros.

2- Identificar a sequência dos trabalhos em obra desde a obra de grosso, finos especialidades de arquitectura, especialidades, pormenores ou acabamentos.
Identificara escalas e trabalhos num contexto e sequência da obra;
Cruzar a informação de projecto com esta sequência de obra. Do projecto à execução. Uma estrutura e sua implicação na sequência dos trabalhos.

3- Identificar as especialidades que podemos encontrar numa obra.

Saber a ordem, a sua lógica de funcionamento, sequencia, dependência de varias especialidades para definição do todo;
Identificar os processos de aplicação, execução de cada e várias especialidades;
Saber identificar e relacionar estas especialidades com as implicações que estas traduzem na forma e conceito da arquitectura;
Citar casos concretos em que uma especialidade importa e condiciona a forma, o processo ou a execução da edificação;

4- Identificar e compreender a representação e significado de cada um das especialidades encontradas. Saber ler e interpretar projectos de especialidade. Iluminação; aspiração central; aquecimento; estruturas e demais especificidades.

5- Identificar, compreender e explicar o comportamento e funcionamento, bem como formas como um subsistema ou especialidade pode influencia o desempenho do espaço.

Exemplo:
Aquecimento por piso radiante, convectores, radiadores, localização e funcionamento comparativo de sistemas análogos, em função do seu desempenho.

6- Saber marcar percursos, traçados e linhas de cada especialidade no sentido de uma percepção das suas condicionantes físicas.

Exemplo:
Tubagem, drenos, ventilações ou redes de águas. Por onde passam, como se desenvolvem e quais as implicação com outras especialidades como a própria estrutura.

7- Entender a lógica do pormenor e sua implicação no funcionamento do sistema.

Exemplo:
Parede ventilada; caixa-de-ar ventilada; impermeabilizações, coberturas ajardinadas; muros de suporte.

8- Saber identificar por foto ou esquema as matérias apreendidas, desenvolvendo raciocínios de relação na sequência das aulas assistidas.

9- Identificar a explicar a diferença de comportamento de materiais contextualizando-os no tempo, no espaço e na cultura subjacente a eles.

10- Identificar as partes da edificação e aplicar os conhecimentos citados anteriormente.
A fundação; a estrutura; a cobertura; o encerramento; os revestimentos e as instalações.

11- Saber identificar a materializar a sua aplicação em obra de materiais de revestimento, sistemas de aplicação em cada especialidade.
A madeira, a pedra, ou a cerâmica. O exterior, ou interior, os pavimentos, parede ou tectos.

12- Saber organizar um discurso, lógico coerente e justificado técnica ou empiricamente mas reflectindo um conjunto de conhecimentos adquiridos e dentro do contexto e conteúdo programático das aulas.

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