dezembro 15, 2009

Exercicio 2 -preparação para frequencia-GD III

Resolva os exercícios a lápis, com rigor gráfico, correctas e completas nomenclaturas. Se necessário recorra a desenhos livres na mesma folha ou nas costas para melhor visualizar o exercício e explicar os raciocínios utilizados. Dados e pedidos a grosso e restantes a traço fino.

Exercício 1
Determine a intercepção de dois planos.
O primeiro vertical, á direita do observador e fazendo o mesmo um ângulo de 45º com o geometral, a.e, (abertura á direita). O seu traço no quadro dista 2 cm á direita do observador.
O segundo, de frente com afastamento/profundidade negativa de 2 m.
O observador encontra-se a 4 cm do quadro e a uma cota de 4 m. (escala 1/100).
Exercício 2
Determine a intercepção de uma recta vertical com um plano oblíquo.
A recta está representada pelo seu traço no geometral, sendo este um ponto, 3cm á esquerda do observador a 3 cm de profundidade no espaço intermédio.
O traço no quadro do plano, faz com o eixo X 45º a.e. e tem o ponto de profundidade nula do seu traço no geometral a 1 cm do plano principal, á direita do observador. O mesmo, fuga em D2.
Exercício 3
Represente uma pirâmide quadrangular regular recta, assente num plano vertical e no espaço intermédio. O eixo da figura é um segmento de recta com 5 cm, cujo ponto de menor profundidade (3 cm) e centro da base, tem quatro de altura e dois de largura, á direita do observador.
O quadrado mede 4 cm e duas arestas da base são verticais.
Determine os traços dos planos que contem as suas faces, bem como das rectas que contem as arestas das mesmas.
Defina dois planos á sua escolha paralelos a duas faces da figura, por duas rectas paralelas a duas arestas da mesma e que contenha um ponto (P), simétrico ao vértice em relação ao plano da base.
Determine os traços de um plano que corte o eixo da figura no seu ponto médio, paralelo a uma das faces.
O Regente:
nuno oliveira, arquitecto

Sem comentários:

Enviar um comentário