Nesta época é de bom costume desejar bom natal.
Como odeio, ano após ano esta hipocrisia, sem deixar de o fazer, gosto de hostilizar, provocar, para que neste gesto fique algo mais do que o cumprimento formal apenas para nos sentirmos bem.
O ensino tem três componentes:
Cientifica
È um local de transmissão de conhecimentos e por isso cabe-nos oferecer, fornecer informação e cumprir esta transmissão de todo o nosso pouco saber. È uma obrigação e responsabilidade!
Pedagógica
Neste processo de transmissão dos conhecimentos, a forma como o fazemos torna o génio num mau professor ou aquele que com conhecimentos básicos, seja o que melhor cumpriu os objectivos de transmitir esses mesmos conhecimentos. È preciso saber explicar, descer ao nível de conhecimento do aluno, porque no final a pergunta a que devemos responder é:
Aprenderam algo comigo e elevei os conhecimentos do aluno, ou apenas cumpri o meu programa e o meu papel estatutário na sociedade?
Humana
Não é possível dedicar a atenção ao ensino sem sentir a vocação e a importante tarefa que é formar pessoas, indivíduos!...
…è inevitável que esta relação de horas numa sala de aulas, tenha esta componente humana. Incutir o método de trabalho, a regra, a ordem, orientar e neste processo, humanamente ensinar comportamentos. Através da historia, contando historias de como foi e como se fazia, como se comportavam os nossos antepassados, como se regiam, como e o quê, para quê, são aprendizagens que nos elevam porque pelo exemplo, negativo ou positivo, encontramos a nossa maneira de estar e de nos enquadrar numa sociedade.
O respeito por isso, os valores de solidariedade para com (neste contexto), o professor, o aluno, o funcionário, o colega de trabalho… È um bom exercício natalício…
…Já agora, isto não é uma aula…!!
Voltem a ler o texto e tentem ver em quê, estas três componentes, podem servir de exemplo para melhorarmos esta hipócrita época natalícia.
Vejam o que aprendem, como aprendem e o que levam e o que fica em termos de Vossa realização pessoal.
Terminado com uma frase menos séria e mais descontraída, não esqueçam os meus doces!!
Ergam uma taça de champanhe (barato) em minha honra, e comam… muitos doces (pouco açúcar), em minha memória…
A todos os meus ex, futuros e presentes alunos muto particularmente, um feliz mas consciente e responsável Natal.
Incendio no estado das Antas
Há 13 anos
Sem comentários:
Enviar um comentário