janeiro 25, 2010

Para reflexão sobre sistemas construtivos

"Das pontes e caminhos passamos aos edifícios religiosos, e com estes a experiencia de erigir, abrir, elevar, cobrir, adaptar sistemas a materiais locais ou importar materiais e adaptar a locais. A romanização foi assim diferente de uma simples evasão nórdica. A fixação levou a uma endoculturação preciosa para o entendimento do que somos agora.

Nos sistemas construtivos em concreto, podemos quase descrever uma história da arquitectura, em paralelo com a evolução de três pontos fundamentais:
A matéria-prima, a ferramenta e o conhecimento transmitido a que chamamos de tradição.”
“Um capitel em sistema construtivo clássico, ou histórico (antiguidade clássica e antiguidade histórica), (egípcio ou romano) e por fim uma abobadilha ou um capitel em sistema alveolar.

Uma parede de dobe, de tabique ou de gesso cartonado. Ou simplesmente uma sapata em vários processos construtivos…”
"(…) Todo o material se comporta, reage, tem força ou deforma.

Uma tábua, ou uma barra de ferro, uma viga armada ou um tubo de aço inox.
Ainda, um espelho embaciado ou um rolo de papel higiénico. Uma roupa molhada ou uma bota de borracha. Exemplos tão simples que nos ensinam fenómenos e comportamentos como capilaridade, condensação, evaporação, torção e flexão…"


"...a história dos sistemas construtivos, ajuda-nos a entender a própria arquitectura, sua escala, seu desenho, sua organização e inúmeras características próprias de um tempo, de um contexto. Porém, esta visão da história, numa disciplina de sistemas construtivos, importa para uma transferência de conhecimentos e com esta um entendimento dos processos e sistemas actuais de construção.
...seja uma cobertura ou uma parede de betão ou de pedra, desenvolva a sua composição, o seu desempenho e comportamento, a sua decomposição em partes, as suas implicações a nível térmico e acústico, a relação entre este material e sistema ou outros por oposição ou semelhança..."um pormenor, ou um fenómeno ... saiba transferir os fenómenos e comportamentos para diferentes materiais e processos construtivos...

"...a sua relação com o solo, seu contexto e envolvente, material de suporte e revestimento, bem como ligação a elementos horizontais e de remate.
Base - Estrutura de elevação - Cobertura ou remate - Encerramento

...Uma parede de gesso cartonado ou de betão, de tijolo ou de pedra. Uma fachada a Norte ou a Sul, Uma caixa-de-ar, cortina ventilada ou sistemas capoto.
...comparar, diferenciar e distinguir o material, o sistema, o comportamento e os fenómenos causados ou consequentes da escolha..."

Sem comentários:

Enviar um comentário