Componente teórica
Exercício 1- (2 valores)
Representação de plano; recta e ponto - Planos projectantes
Exercício 2 - (3 valores)
Intercepção de planos ou de recta e plano
Exercício 3- (4 valores)
Rebatimentos e verdadeiras grandezas
Componente prática
Exercício 4- (8 valores)
Construção de sólidos ou conjunto de…
Exercício 5- (3 valores)
Determinação de traços e outros raciocínios paralelos sobre os planos que contem as faces dos sólidos.
Exercícios de aplicação Tipo
Exercício 1
Represente dois planos sendo perpendiculares entre si. O primeiro é um plano vertical fazendo este um ângulo de 45º a.e. O segundo um plano obliquo cujo traço frontal faz um ângulo de 30º a.d. com LT/X, tem o ponto de coordenadas nulas á direita 5 cm do ponto semelhante do plano vertical.
Considerações:
Deverá em primeiro representar o plano vertical pelos seus traços. Dois planos são perpendiculares quando um deles contiver uma recta perpendicular a duas do segundo plano. Neste caso como conhecemos o traço horizontal do primeiro plano (vertical), e este é projectante, sabemos que o traço do plano oblíquo é perpendicular ao primeiro. Sabendo a distancia dos pontos de coordenadas nulas obtemos a sua localização. Por este ponto de coordenadas nulas sabemos o ângulo do traço frontal obtendo assim a representação dos dois planos através dos seus traços.
De recordar que bastaria num caso geral representar uma recta do primeiro plano e por esta fazer passar duas rectas perpendiculares á primeira para obter um plano perpendicular. Se tivermos a possibilidade de encontrar duas rectas especiais como nível ou frontal, sendo estas paralelas aos traços dos planos podemos facilmente obter duas rectas do segundo plano.
Imaginando um plano oblíquo, podemos recorrer a uma recta de nível ou frontal e por esta fazer passar qualquer plano perpendicular. Se for dado um ponto qualquer, bastaria fazer passar por este uma recta perpendicular ao plano que pretendemos.
Exercício 2
Determine a intercepção de dois planos, sendo o primeiro oblíquo e o segundo de rampa. O plano de rampa, tem o seu traço frontal com cota 4 cm e é perpendicular a β24. O plano obliquo, é perpendicular a β13 e tem o seu traço frontal a 30º com o eixo do X.
Considerações:
Em primeiro lugar é de reparar que os dois planos estão representados e definidos pelos seus traços, pelo que se trata de uma intercepção simples, pois se os traços de cada plano são rectas especiais dos mesmos, ou seja, rectas de cota ou afastamento nulos, significa que a sua intercepção homónima, vai resultar no traço da recta de intercepção do mesmo nome.
Assim, o exercício resume-se á representação dos planos. Ora apenas a considerar que um plano perpendicular aos bissectores ou é de perfil o que está eliminado pelo enunciado ou obliquo e de rampa. Nos dois casos, ou os traços coincidem, ou tem a mesma coordenada em módulo, ou ainda, no caso do plano oblíquo, traduz-se nos ângulos o mesmo raciocínio.
Exercício 3
Determine as projecções e verdadeira grandeza de uma circunferência de raio 3 cm contida num plano de perfil, cujo centro é um ponto de β13 com cota 5.
Considerações:
Neste caso é um exercício simples de representação de uma circunferência contida num plano de perfil. Deverá rebater e contra rebater o plano para a determinação pedida. Atenda a que sendo o raio 3 e o centro 5 de cota e afastamento, a circunferência encontra-se no 1º quadrante. Deverá pois procurar investir nestes raciocínios de rebatimento e rebatimento mas colocando os desenhos de forma a ser seccionado pelos planos coordenados de referência.
Ainda deverá atender ao mesmo raciocínio colocando a circunferência ou outra figura num plano de rampa. Poderá recorrer ao rebatimento do plano e de uma plano auxiliar de perfil, ou eventualmente um rebatimento directo através do triângulo do rebatimento.
Exercício 4
Determine as projecções dos sólidos representados na figura anexa (…)
O sólido A tem a face de menor cota fazendo um ângulo de…
O plano que contem a face mais á esquerda do sólido B está perpendicular a ….
Considerações:
Neste caso será dada a representação em esboço de um conjunto de sólidos cotado ou com as medidas descritas em texto para o aluno representar a suas projecções com determinada orientação.
Exercício 5
Determine os traços dos planos que contem as faces do sólido A.
Considerações:
Após desenhar as peças ilustradas na figura, deverá seguir o mesmo raciocino para os exercícios praticadas nas aulas. Uma face é delimitada por segmentos de rectas. Sendo assim, estes segmentos, são parte de uma recta que os contem. Prolongando as rectas determinamos os traços de cada uma nos planos de projecção. Obtendo dois traços do mesmo nome de cada uma das faces obtemos os traços do plano que contem as faces.
Considerações finais
Estes textos de apoio são meras orientações pelo que em cada exercício deverá o aluno procurar soluções parecidas e raciocínios similares.
A Base da frequência será a mesma e o tipo de enunciado igual. Assim o aluno poder com o estudo de casos concretos fazer a transferência para outras soluções.
O Regente:
(Nuno Oliveira, Arquitecto)
Sem comentários:
Enviar um comentário