maio 30, 2010

Estrutura de frequência - GD II - Perspectiva axonométrica


Exercício 1 - Representação abstracta – intercepções 4
Exercício 2 - Representação abstracta – Paralelismo, perpendicularidade e distâncias 4
Exercício 3 - Representação de figuras 6
Exercício 4- Representação de sólidos e secções 6
Exercício 5- Representação de um objecto ou espaço arquitectónico complexo 6
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Perspectiva axonométrica
Exercício 1 - Representação abstracta – intercepções
Objectivo:
Saber representar um plano por rectas e pontos, uma recta especial ou conhecida a orientação desta.
Atente a exercícios onde são dados pontos e rectas como definição do plano e se obriga á determinação dos traços do mesmo. Neste poderá ser pedido para marcar uma recta ou outro ponto.
Atente ainda ao facto de que esses pontos pedidos ou fornecidos poderão eles mesmos encontrar-se noutros espaços, com cotas e afastamentos negativos.
Ex: Sendo dado um plano definido por uma recta de frontal e um ponto exterior a esta, determine os seus traços nos planos coordenados. È igualmente dada uma recta exterior por dois pontos ou por duas das suas projecções. Determine a intercepção desta recta com o plano dado.
Exercício 2 - Representação abstracta – Paralelismo, perpendicularidade e distâncias
Objectivo:
Deverá o aluno entender a perpendicularidade espacial. A distância de um ponto a um plano é o segmento que une este ponto ao ponto de intercepção da recta que passa pelo mesmo com o plano.
Deverá pois o aluno fazer passar pelo ponto, uma perpendicular ao plano e assim determinar o ponto de intercepção.
Exercício 3 - Representação de figuras
Objectivo:
O aluno deverá saber representar figuras simples assentes nos planos coordenados, em planos paralelos ou em planos projectantes. Note que caso a figura se encontre no plano coordenado ou em planos paralelos deverá ser necessário o rebatimento através do triângulo fundamental. No entanto, repare que o triangulo fundamental encontra-se me verdadeira grandeza, como seus traços pelo que a construção geométrica em função deste traços permite pelo enunciado construir a figura numa perspectiva axonométrica convencional.
Ex: Desenhe uma circunferência inscrita num quadrado num plano de perfil.
Exercício 4- Representação de sólidos e secções
Objectivo:
Deverá o aluno saber representar sólidos de revolução assentes em planos de nível ou de topo, sendo dada a sua base e o seu vértice…
A posição do sólido deverá ser entendida espacialmente. A construção deverá ser auxiliada por processos de construção e de rebatimento dos planos coordenados se necessário.
Ex: Construa duas pirâmides quadrangulares de bases de frente coincidentes com 5 cm de lado e dois paralelos aos eixos coordenados. A altura de 7 cm e um dos vértices pertence ao 2º plano coordenado.
Seccione a peça por um plano de rampa passando o mesmo por um dos pontos médios de uma das figuras.
Exercício 5- Representação de um objecto ou espaço arquitectónico complexo
Objectivo:
Este exercício não é mais do que a materialização do processo axonométrico. Resumir-se-á a um construção de objecto partindo das suas projecções e entendimento espacial da peça. Não sendo um exercício teórico e abstracto deverá o rigor e desenvolta resolução gráfica um dos objectivos deste exercício mais elaborado e complexo. Atente a um possível arco gótico, capital ou campanário de uma qualquer igreja que a figura ilustrará.
O Regente:
nuno oliveira, arquitecto

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