Exercício 1 – Estrutura de obra e sequência de trabalhos 3
Exercício 2 – Casos concretos de comportamentos e fenómenos 4
Exercício 3 – Analogia e comportamentos face a sistemas utilizados 4
Exercício 4 – Caso práticos elaboração de um caderno de encargos 13
--------------------------------------------
Exercício 1 – Estrutura de obra e sequência de trabalhos
Objectivo:
O aluno deverá saber identificar as várias fases da obra, os sistemas utilizados e a sequência dos trabalhos. Em várias especialidades, os trabalhos a executar intercalam-se e dependem de outras artes. O caso das várias instalações e subsistemas, antecedem e condicionam os revestimentos finais. Por outro lado alguns sistemas como construção em betão podem por vezes impor a pré instalação dos ditos subsistemas, condicionando e impondo um estudo mais amadurecido das diversas artes.
As coberturas, sendo invertida ou composta entre outras formas de a materializar, paredes de uma ou duas alvenarias e colocação de isolamentos e impermeabilizações pode uma vez mais e neste sentido significar uma sequência diferente e cuidados acrescidos para uma boa prossecução da obra.
Exemplo:
- De que forma os trabalhos e a sequência destes em obra importam para uma boa gestão da mesma e condicionam as várias artes aí encontradas. Exponha e exemplifique.
- Uma parede, a sua definição em termos de encerramento ou revestimento, isolamentos e devida impermeabilização, pode levar a soluções distintas e por isso a um necessário estudo dos vários aspectos que o projecto e escolha vão condicionar e resultar no produto final. Exponha e exemplifique.
- A definição de um simples tecto em gesso cartonado, a escolha deste e as características adicionais como isolamento, espessuras, sistema de suspensão, ou remates pode depender de várias artes e especialidades, cotas e alinhamentos. São resultado de imposição técnica e de outra natureza que levam a uma escolha, definição e acima de tudo a uma clara percepção da sequência dos trabalhos e dependência destas outras especialidades. Exponha e exemplifique
Exercício 2 – Casos concretos de comportamentos e fenómenos
Objectivo:
O aluno, deverá após a matéria abordada no semestre anterior, ter assimilado não só o conhecimento e entendimento sobre fenómenos e comportamentos, como relacionar com efeitos e casos práticos nos sistemas e nos processos construtivos esta informação. Capilaridade, condensação, evaporação, transferências térmicas ou acústicas, são alguns dos exemplos. Na construção, a opção de uma cortina ventilada, aplicação de “sistema capotto” ou projecção de poliuretano, escolha de uma parede de alvenaria simples ou dupla, orientação da construção em relação á topografia, solar ou até dos ventos e localização geográfica, são alguns dos pontos que levam á escolha e definição dos sistemas e processo, bem como uma boa e responsável indicação projectual para a melhoria das condições de habitabilidade das mesmas.
Exercício 3 – Analogia e comportamentos face a sistemas utilizados
Objectivo:
O aluno deverá ser capaz de identificar e comparar de uma forma crítica as várias opções tomadas. A utilização de uma parede de alvenaria simples ou dupla, com isolamento pelo exterior ou outra solução. Diferenças comportamentais quer termicamente, acusticamente ou até mecanicamente entre dois sistemas ou dois materiais, levam a um melhor entendimento das mais adequadas opções tomadas e adaptação destas ao contexto e meio em que a obra se insere.
Exercício 4 – Caso práticos elaboração de um caderno de encargos
Objectivo:
Deverá o aluno face a um acaso concreto saber tomar as opções sobre as várias artes e especialidades a incluir, sequência de obra e de trabalhos bem como das artes envolvidas.
Reconhecer as terminologias e organizar um processo descritivo e gráfico que ilustre as intenções projectuais.
O Regente: nuno oliveira, arquitecto
Incendio no estado das Antas
Há 13 anos
Sem comentários:
Enviar um comentário