maio 30, 2010

sistemas construtivos- recomendaçoes e respostas

Caros amigos.
Em conversa com colegas entendi por bem esclarecer três coisas:
Sobre o programa;
Sobre a parte prática da frequência;
Sobre os trabalhos a entregar;
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Sobre o programa:
O programa é igual ao ano transacto, tendo sido este entregue no inicio do ano académico 2008/2009 e colocado no blogue nessa altura (está em consulta desde então). Ainda, entregue a um aluno e na secretaria da escola e ao Director de departamento.
A diferença dos programas, apenas se refere á calendarização, enunciado dos trabalhos práticos e teóricos a realizar neste semestre.
Estes trabalhos foram substituídos por um único claramente descrito nos seus objectivos, conteúdos e formas de entrega em período de docência.


Sobre a parte prática da frequência.


A frequência está dividida em duas partes.
Uma sobre as matérias deste semestre que não cabe aqui desenvolver.
Outra parte prática que se refere a uma tentativa de materializar e cruzar a informação recebida ao longo do semestre.


Em primeiro lugar organizar um pequeno dossier com folhas A3 tendo por base uma planta e alçados de um espaço dado por mim ou como já referido podendo o aluno levar essa base de trabalho de um espaço que conheça, domine e que esteja de acordo com o que fizeram (ou não fizeram) como trabalho prático.
Este espaço deve conter uma zona social ou privada e um espaço com zona de águas, seja uma copa, cozinha ou instalação sanitária.
Tendo esta base de trabalho e em paralelo elaborando um relatório/memória descritiva de todas as especialidades ou desenho que vai elaborando, bem como opções tomadas.
Descrevendo-as pela estrutura de um caderno de encargos, sequência dos trabalhos e relação entre as várias artes que intervêm no espaço, o aluno organiza/estrutura uma série de desenhos e pensamentos que denotam a matéria apreendida.
Esta memória pode ser substituída por pequenos apontamentos na própria folha de desenhos.
Todas as plantas e circuitos ou redes deverão ser explicadas em desenhos de alçado (exemplo das redes de águas que circulam no tecto ou no pavimento e percursos pelas paredes, montantes e linhas ou traçados propostos)
Por fim, em folha de vegetal que sugeria de 40 g tamanho A3, o aluno sobrepões as redes e especialidades.
Dos trabalhos e especialidades, relembro a estrutura de caderno de encargos de seguida referidos na elaboração do dossier/trabalho final.


Sobre os trabalhos a entregar:
Como pedido, foi adiada a entrega dos trabalhos para o dia 07 de Junho. Relembro que dia 07 e 14 serão dias de avaliação pelo que a presença é obrigatória. Serão por princípio chamados a oral todos os alunos que tenham de prestar conhecimentos mínimos para uma aprovação.
O trabalho solicitado refere-se a:
Elaboração de um caderno de encargos onde conste um espaço ou parte de um espaço composto por uma zona limpa e uma zona de águas.


Deverá ser descrita em texto e em desenhos a sequência dos trabalhos, desde a obra de grosso às várias especialidades….
De uma forma resumida, deverá a memória, Relatório apresentar uma estrutura de discurso e de desenhos para melhor compreensão.
Podendo ser estruturado de outra forma repito o esquema por mim apresentado nas aulas:

Estrutura de grosso
Fundações estrutura de elevação (com descrição do sistema optado, seja portante porticado ou outro); planos verticais e horizontais em betão ou outro material estrutural e coberturas.
Estrutura de finos
Alvenarias e encerramentos, quer verticais quer horizontais, caso os haja. Neste caso referir todas as implicações térmicas ou acústicas, de impermeabilização ou outro.
Acabamentos
Planta de pavimentos
Indicação do tipo, desenho e estereotomia dos pavimentos acompanhados por descrição e desenhos de pormenor.
Planta de paredes
Indicação do tipo, desenho e estereotomia das paredes acompanhadas por descrição e desenhos de pormenor.
Planta de tectos
Indicação do tipo, desenho e estereotomia dos tectos acompanhados por descrição e desenhos de pormenor.


Especialidades
Pavimentos tectos e paredes.
. Rede de abastecimento de águas
. Rede de escoamento de águas
. Rede de águas pluviais com desenho/indicação de pendentes da camada de forma ou coberturas
. Electricidade e iluminação
. Rede de climatização
. Outros
Esta descrição é apenas para ilustrar o pretendido e não substitui nem contraria a documentação e informação no período de docência.

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