Caros amigo e alunos:
Como habitual e em resposta a pedidos, anexo algumas considerações para aos exames que se avizinham. È claro que, faço notar não fazer muito sentido falar em matérias ou exercícios tipo para os exames, para além do que foi dado e do que existe aqui já como ponto de estudo para uma boa preparação.
Estes momentos (exames), são o último reduto para uma avaliação, mas não fazem parte de um percurso contínuo de avaliação. Pelo menos este é o meu entendimento.
Sendo assim, toda a matéria leccionada faz parte da matéria passível de ser incluída no exame.
Para melhor facilitar o Vosso estudo, relembro a estrutura e alguns exercícios tipo que merecem a minha escolha pessoal nos exercícios de exame.
GD I – Método Dupla projecção ortogonal
GD II – Método axonométrico
GD III – Método Cónico
GD IV – Método Cotado e Aplicações práticas dos conhecimentos
Exames e frequências
Componente teórica
Representação de rectas, pontos e planos no abstracto através dos seus traços, e características específicas.
Intercepções, distâncias (problemas métricos), rebatimentos…
Componente prática
Exercícios de aplicação - representação de sólidos/objectos, determinação de secções, intercepções…
Peso da avaliação, normalmente a 50% cada componente, com excepção da GD IV, mais vocacionada para a representação real e representativa de espaços e objectos, dando assim preferência a exercícios mais práticos de representação espacial.
Chamo ainda a tenção que á semelhança dos anteriores momentos de avaliação e não obstante o exercício e cotação geral da prova e avaliação ser de 0 a 20 valores, a soma da avaliação pontual de cada exercício pode ultrapassar os valores citados dando assim mais opções do aluno na escolha do tipo e exercidos a resolver, sejam práticos ou teóricos. O valore de cada pergunta irá será definidos na folha de prova.
Por fim, não esquecer que mesmo na prova pontual de avaliação como um exame será tido em conta o rigor, raciocínios utilizados, cumprimento de normas e traçados pelo que poderá ser descontado um determinado valor conforme cada e o tipo de exercício.
GD I – Método Dupla projecção ortogonal
- Atender é representação de rectas e planos, para determinação de uma intercepção. Notem casos particulares como planos bissectores.
- Uma distância deve ser lida espacialmente. A distância de um ponto ao plano é um segmento que une o ponto ao ponto de intercepção de uma recta perpendicular com o plano…Será importante o domínio do rebatimento dos plano ou utilizando métodos auxiliares como o triangulo do rebatimento.
- Representação de uma figura e sua verdadeira grandeza. Veja-se processos auxiliares de rebatimento.
- Representação de um objecto ou parte de, com a devida secção. Recordar figuras geométricas como pirâmides e cilindros.
- Representar um objecto tridimensional sendo dada a sua projecção horizontal e cotas respectivas de cada um dos seus vértices. Determinar a sua projecção vertical, secção produzida e compreensão da peça espacialmente.
GD II – Método axonométrico
- Atender é representação de rectas e planos, projectantes para determinação de uma intercepção. Um plano pode ser representado pelos seus traços ou por rectas e pontos que assim o definam.
- Uma distância deve ser lida espacialmente pois, poderá a resposta estar numa qualquer projecção do seu segmento num plano coordenado. A distância de um ponto ao plano é um segmento que une o ponto ao ponto de intercepção de uma recta perpendicular com o plano…
- Representação de um objecto ou parte de, em perspectiva axonométrica obliqua, utilizando coeficientes de redução convencionais ½, 3/2 ou segundo determinação da verdadeira grandeza dos eixos axonométricos.
- Representação de um espaço arquitectónico em perspectiva axonométrica ortogonal, utilizando o rebatimento dos seus eixos ou processos de determinação da sua verdadeira grandeza.
GD III – Método Cónico
- Atender é representação de rectas e planos, rectas de planos e sua orientação - casos particulares, para determinação do ângulo do plano com o geometral ou com o quadro.
- Uma distância deve ser lida espacialmente. A distância de um ponto ao plano é um segmento que une o ponto ao ponto de intercepção de uma recta perpendicular com o plano… Será importante o domínio do rebatimento e contra rebatimento, pontos de fuga do planos perpendiculares e determinação do pontos de medida para rebatimento e método de determinação rigorosa dos ângulos.
- Representar um objecto tridimensional sendo dada a sua projecção horizontal e cotas ou alçados.
GD IV – Método Cotado e Aplicações práticas dos conhecimentos
- Representar um objecto tridimensional sendo dada a sua projecção horizontal e cotas ou alçados.
- Determinação de um traçado de telhado, seus alçados e cortes em projecção ortogonal.
- Determinação de um traçado de um acesso pedonal com intercepção do terreno natural
Nuno oliveira, arquitecto
Sem comentários:
Enviar um comentário