outubro 18, 2010

Abertura do ano lectivo 2010 - 2011

Caros alunos:


Em primeiro lugar uma palavra de encorajamento e desejo de sucesso no ano lectivo que se avizinha.
O ensino universitário, com todas as alterações resultantes do tratado de Bolonha carrega acima de tudo em vossas costas uma responsabilidade acrescida!
Responsabilidade pelo pressuposto que deverá ser por vossa iniciativa e maturidade a forma como apreendem os conhecimentos e por consequência os põem em prática, profundidade e exigência, bem como quantidade e qualidade da informação que recebem.
O professor com toda a sua “douta sapiência”, mais não pode do que fornecer uma série de informação mais técnica ou mais teórica, mais objectiva ou concreta ou mais subjectiva e abrangente e esperar que essa mesma maturidade signifique com efeito a transmissão dos conhecimentos e se traduza com o mesmo efeito no enriquecimento da vossa cultura geral, profissional e pessoal.
Com essa informação cabe ao aluno não só a compreensão dos assuntos e matérias, mas igualmente o relacionamento interdisciplinar e temático.
Com um processo pedagógico mais académico ou conservador, mais liberal ou recorrendo por vezes a uma linguagem mais acessível, urge cada vez mais elevar os conhecimentos - maior exigência, mas igualmente, maior proximidade e objectividade na forma como se transmite os conhecimentos.
Ou seja, estamos aqui para ensinar, para dar, mas para avaliar e ajuizar o vosso real empenho.
Seja numa aula teoria ou prática, relembro o importante papel na sociedade do ensino, formando acima de tudo pessoas, indivíduos.
Esperemos todos juntos demonstrar o elevado poder do conhecimento... e usa-lo com sabedoria.
Um bom ano lectivo!
Nuno Oliveira M.

Sem comentários:

Enviar um comentário