janeiro 23, 2011

Sistemas construtivos I- Preparação para frequencia Janeiro 2010

Caro amigos

Apresento a estrutura de frequência dividida em 4 partes, com cotação de cinco valores para cada pergunta sendo a ultima de escolha obrigatória. Será por isso obrigado o aluno a escolher uma de cada grupo opcional.
1- Perguntas sobre a história, características de um período, de um material, ferramentas e aplicação. O pórtico e o arco ao longo da história, elementos estruturais e decorativos. Decomposição estrutural característica de uma época ou um elemento estrutural e sua evolução ao longo da história de construção. A base, o capitel, a fundação, o aço ou pedra de fecho.
2- O contexto topográfico e geográfico ou o contexto sociocultural como factores de influência na arquitectura e sistemas construtivos.
3- Da matéria-prima, sua transformação desde a origem á construção, seu manuseamento, as ferramentas utilizadas.
4- Comportamentos e fenómenos como resultado do entendimento dos comportamentos de materiais e sistemas. Condensação, capilaridade, pontes térmicas e acústicas, resistências (tracção, torção, compressão…), permeabilidade, entre outros.
5- O processo construtivo e a tradição construtiva, comparação entre sistemas e culturas influência directa no processo e consequência formal. A evolução dos sistemas face a descobrimentos ou relação com factores que influem no próprio sistema.
6- Decomposição estrutural de uma construção. A sequência dos trabalhos e metodologias de execução.
7- Comparação de duas obras ou sistemas construtivos. Uma construção tradicional e contemporânea. O betão e a pedra, a construção rural ou urbana, a industrialização do material ou do processo de transformação. Da paliçada á treliça, passando pela construção pombalina.
8- Optando por uma das componentes ou fase da construção, desenvolver as suas especificidades, características solicitações. Comparar vários sistemas de construção neste contexto e dois materiais utilizados. Ex - Paredes, em pedra betão tijolo… Desenvolvimento do tema segundo as questões abordadas ao longo desta exposição.
Por fim, chamo a atenção para inúmeras fotos que ilustram o blogue, não sendo todas obras minhas, ...é com vaidade que as ostento, ficam "bem na foto", animam a página e quem sabe por vezes até ajudam... digo eu!..
...de qualquer maneira, como é dificil manter a atenção a tanto texto, uma foto vai descontraindo a alma... não é!?


Sem comentários:

Enviar um comentário