janeiro 23, 2011

Geometria Descritiva I-Frequência

Aqui ficam algumas recomendações para a resolução dos exercícios. A estrutura da frequência está já delineada e os exercícios preparados.
Serão feitos 5 exercícios em duas frequências diferentes, sorteadas por fila no dia da prova. Os exercícios são semelhantes em ambas.
Nas intercepções
Tenham atenção a rectas e planos com afinidades aos bissectores (paralelismos e perpendicularidades)
Em casos de planos de rampa, não esquecer as rectas que podem estar contidas neste tipo de planos.
O rebatimento ou uso de uma mudança de plano pode resolver a intercepção ou visualização do problema.
São necessários dois pontos para definir uma recta, mas com atenção poderão recorrer apenas a um se conhecerem a direcção da mesma.
Distancias
A distância é sempre pedida nas suas projecções verdadeira grandeza. Pelo método geral deverão usar um plano auxiliar de apoio.
Distância de um ponto a uma recta é o segmento compreendido entre o ponto e um ponto concorrente da recta dada e a uma ortogonal a esta pelo ponto dado. Ou seja, a distância está num plano definido pela recta e pelo ponto. Rebatendo o mesmo poderemos obter a sua ortogonalidade.
Para o rebatimento, poderemos usar o rebatimento do planos pelos seus traços ou usando métodos auxiliares como o uso de uma charneira de nível.
Ainda o recuso a mudança de plano ou rebatimento, se o caso incluir rectas paralelas a o eixo X.
Construção de sólidos
Nos primeiros exercícios terá de tomar atenção ao posicionamento espacial dos pontos que definem o sólido. Aconselho mesmo ao recurso de uma pequena maqueta axonométrica para este entendimento.
A visualização num terceiro plano de projecção poderá ajudar o raciocínio.
A intercepção de uma recta com um sólido ou está contida num plano projectante ou deverá recorrer a um plano auxiliar que seccione o sólido e assim determinar a intercepção com as arestas do mesmo.
A intercepção da secção com a recta dada fornece os pontos de entrada e saída.
No exercício de secções, tenha atenção novamente a planos perpendiculares e paralelos aos bissectores. Poderá recorrer a planos que contenham as arestas laterais para determinar os pontos de intercepção do plano secante.
Poderá constatar pelo desenvolvimento do sólido que este pode eventualmente ser seccionado pelo próprio plano de referência.
No último exercício sobre construção de sólidos, deverá atender aos planos que contem as faces, determinando os traços de arestas que lhes pertençam.

Sem comentários:

Enviar um comentário