dezembro 20, 2010

Temas de trabalhos teóricos

Sistemas Construtivos I- Anexo V

2º Ano - Semestre 3- Teórico-prática
Ano Lectivo: 2012/2013

Lista de temas e sub-temas para a realização dos trabalhos de sistemas construtivos
Note que apenas se trata de uma lista possível devendo o aluno como acordado elaborar uma proposta resumo a apresentar no primeiro dia de aulas em Janeiro
Deverá pois escolher um tema, ou servir a lista como referencia para a escolha do mesmo.
deverá o aluno elaborar uma estrutura do trabalho em função do cumprirmnto do programa e dos objectivos consagrados no mesmo.


1- Como trabalhar a pedra, materiais e ferramentas. O processo de transformação. Desde a pedreira á obra
2- A evolução do trabalho em pedra ao longo da história. Exemplos de trabalhos de pedra como elemento estrutural na arquitectura.
3- Características da arquitectura no trabalho de pedra. O pormenor, as cantarias, relação com “estilos” na história da arquitectura.
4- - “O trabalho de pedra, técnicas e ferramentas ao longo da história da arquitectura”. Na antiguidade histórica.
5- - “O trabalho de pedra, técnicas e ferramentas ao longo da história da arquitectura”. Na antiguidade clássica
6- - “O trabalho de pedra, técnicas e ferramentas ao longo da história da arquitectura”. Da romanização à revolução industrial
7- - “O trabalho de pedra, técnicas e ferramentas ao longo da história da arquitectura”.. Pós revolução industrial
8- - “As grandes construções em pedra”. A civilização egípcia, sua construção, organização de estaleiro, sequência de obra, materiais e ferramentas.
9- - “As grandes construções em pedra” A civilização Maia, sua construção, organização de estaleiro, sequência de obra, materiais e ferramentas.
10- “As grandes construções em pedra”. Os castelos e fortalezas. Sua relação com o uso e vivencial interno dos espaços. Aspectos construtivos.
11- “As grandes construções em pedra”. As catedrais, estrutura, encerramentos, coberturas, relação entre a construção, o espaço e sua vivência.
12- “As grandes construções em ferro”. O palácio de cristal. Relação entre o material e as descobertas estruturais. A relação com a experiência na engenharia. As pontes. As relações com o espaço e sua vivência social. Pormenores de construção.
13- “As grandes construções em madeira”. Aspectos estruturais, da paliçada ás grandes coberturas, Diferentes usos da madeira como elemento estrutural relacionado com a cultura e tradição construtiva.
14- “As grandes coberturas e trabalho de madeira”. Entalhes, pormenores de execução, decomposição dos elementos constituintes.
15- “A construção de madeira em Portugal”. A influência da romanização e da construção de pontes. Da cofragem ao uso estrutural de coberturas
16- O betão, transformações na forma arquitectónica e estrutural, e relações entre o sistema e sub sistemas construtivos anteriores, nomeadamente a madeira e ferro.
17- As fundações em pedra ao longo dos tempos. Desde as grandes civilizações aos nossos dias. Relação entre a construção em pedra e sistemas subsequentes.
18- As construções em madeira, ao longo dos tempos. Aspectos estruturais.
19- As construções em adobe. Materiais, técnicas de construção. Elementos resistentes e de recobrimento.
20- Estruturas aligeiradas ao longo dos tempos, desde a antiguidade clássica. Relações formais com a arquitectura. Processos de execução. Coberturas em tijolo. Outros materiais para coberturas aligeiradas.
21- As aberturas ao longo dos tempos. Relação com os sistemas de construção, pormenores de cantaria. Relação entre o material e a forma. Os estaleiros. Dimensões.
22- As paredes ao longo dos tempos. A sua construção, o seu comportamento. Sua diversidade e sua decomposição.
23- A parede de pedra, tijolo e madeira. A caixa-de-ar. Paredes duplas e simples.
24- A impermeabilização dos edifícios. A forma arquitectónica como resultado do pormenor e método de execução. Como escoar, como drenar, como impermeabilizar.
25- Como escoar as águas do edifício ao longo dos tempos. Paredes e coberturas.
26- Relação entre a água e a temperatura, métodos e comportamentos. Fenómenos como capilaridade, condensação, transferências térmicas, pontes e outros aspectos comportamentais.
27- A relação entre a exposição solar, ventos dominantes, localização da edificação e outros factores com a forma arquitectónica.
28- Obras recentes. Estudo de uma obra ao nível estrutural. Como se decompõe a estrutura. Relação entre a estrutura e os revestimentos.
29- “Características da arquitectura popular” minhota (Anterior aos anos 60)
A construção relacionada com as características e envolvente local. A matéria-prima; ferramentas; transporte; tradição construtiva; clima e outras condicionantes.
30- “Características da arquitectura popular” de Trás-os-Montes (Anterior aos anos 60)
A construção relacionada com as características e envolvente local. A matéria-prima; ferramentas; transporte; tradição construtiva; clima e outras condicionantes.
31- “Características da arquitectura popular” alentejana (Anterior aos anos 60)
A construção relacionada com as características e envolvente local. A matéria-prima; ferramentas; transporte; tradição construtiva; clima e outras condicionantes.
32- “Características da arquitectura popular” das beiras (Anterior aos anos 60)
A construção relacionada com as características e envolvente local. A matéria-prima; ferramentas; transporte; tradição construtiva; clima e outras condicionantes.
33- “O processo construtivo”.- A construção característica de uma época.
Arquitectura grega; À volta de um tema amplo mas balizado no tempo caracterizando especificamente o tipo de construção, processos, e relação entre a estrutura e a forma arquitectónica.
34- “O processo construtivo”.- A construção característica de uma época.
Arquitectura Romana. À volta de um tema amplo mas balizado no tempo caracterizando especificamente o tipo de construção, processos, e relação entre a estrutura e a forma arquitectónica.
35- “O processo construtivo”.- A construção característica de uma época.
Arquitectura Medieval. À volta de um tema amplo mas balizado no tempo caracterizando especificamente o tipo de construção, processos, e relação entre a estrutura e a forma arquitectónica.
36- “O processo construtivo”.- A construção característica de uma época.
Arquitectura Gótica. À volta de um tema amplo mas balizado no tempo caracterizando especificamente o tipo de construção, processos, e relação entre a estrutura e a forma arquitectónica.
37- “O processo construtivo”.- A construção característica de uma época.
Arquitectura Eclética. À volta de um tema amplo mas balizado no tempo caracterizando especificamente o tipo de construção, processos, e relação entre a estrutura e a forma arquitectónica.
O Regente:
(NOM, Nuno Oliveira M, arquitecto)

Sem comentários:

Enviar um comentário